• Depois do diagnóstico de ACC
  • Nosso símbolo

Central do Corpo Caloso


A rede brasileira de informações e comunicação para pessoas com anomalias cerebrais que envolvem o corpo caloso, suas famílias e os profissionais que trabalham com elas.

sábado, 10 de novembro de 2012

THERAPIES - Centro de Reabilitação Intensiva



Hoje queremos apresentar a vocês um Centro de Reabilitação Intensiva, que recebe crianças de todo o Brasil. A THERAPIES, localiza-se em Campinas-SP e atende crianças com diferentes diagnósticos e necessidades motoras. 
A clínica realiza um trabalho espetacular com seriedade e muito carinho.
Vale a pena conhecer e, quem sabe, levar o seu filho para uma avaliação.
Abaixo, a Marina conta um pouquinho pra gente sobre o trabalho que a THERAPIES oferece.

***

Localizada em Campinas, a THERAPIES é um Centro de Reabilitação Intensiva que tem como objetivo atender crianças com diferentes necessidades motoras, tratando o paciente como um ser único que precisa ser tratado e avaliado constantemente.

Rafaela (disgenesia do corpo caloso), em atendimento na Therapies

Dispõe de um amplo espaço sem obstáculos ou degraus e conta com uma confortável recepção, brinquedoteca, câmeras de segurança e internet wireless. Seus profissionais são altamente capacitados e estão continuamente se aperfeiçoando e trazendo para o Brasil técnicas e tecnologias inovadoras baseadas em evidências científicas. Em uma atmosfera alegre, o carinho e o cuidado da equipe transmitem a segurança de um tratamento de qualidade e confiança. O trabalho realizado é inserido em um contexto multidisciplinar sempre acreditando no potencial dessas crianças.
A clínica foi a segunda no Brasil a trabalhar com o método de reabilitação intensiva TheraSuit.
A criança participa de um programa específico, 5 dias por semana, por um período de  4 semanas e é proposto um programa de tratamento individualizado, que é diariamente reavaliado de acordo com a evolução do paciente.
Trata-se de um programa que visa o ganho de força muscular em crianças com Paralisia Cerebral. Esta técnica se baseia nos princípios do treino de força e equilíbrio e tem como objetivo combater os efeitos do desuso e imobilização, favorecer normalização de tônus muscular e facilitar o ganho de novas atividades funcionais.
Além disso, durante o tratamento, a criança faz uso de uma órtese dinâmica (roupa TheraSuit), que facilita a propriocepção, facilita padrões de movimentos apropriados, estabiliza músculos fracos, corrigi alinhamento corporal e influencia o sistema vestibular.



Cada dia de tratamento é iniciado com uma fase de preparação utilizando compressa quente e/ou massagem, seguido por um programa preparado especificamente para as necessidades da criança. O programa terapêutico inclui uma combinação de atividades utilizando exercícios de mobilização articular,  alongamento e fortalecimento dos músculos e treinamento de atividades funcionais. O programa terapêutico rigoroso com o uso da TheraSuitTM ajuda a reeducar o cérebro da criança e a compreender os sinais de movimento apropriado dos músculos. Para se trabalhar com esta técnica necessariamente o profissional deve ter o curso de formação patenteado em Michigan- USA.
Também se associa outras técnicas ao tratamento intensivo tais como: Integração sensorial, KineseoTaping, TheraTog, Medek. A clínica dispõe de muitos equipamentos importados e inéditos no Brasil para proporcionar uma melhora ainda mais efetiva.



Da Dinamarca, foi firmado parceria com a R82 (www.r82.com), e diversos andadores já estão disponíveis. A clínica também é certificada para utilizar o HappyRehab, tecnologia que agrega reabilitação e games,  facilitando o fortalecimento de membros inferiores. Alguns profissionais realizaram treinamento na Noruega e estão capacitados para utilizar o NF Walker, equipamento de reabilitação que simula todas as articulações do corpo e impede compensações permitindo marcha reciproca. Também se utiliza equipamentos de biofeedback visual para reabilitação da mão. É necessário ressaltar a importância da equipe multidisciplinar dentro do contexto de reabilitação infantil. Desta forma, valorizam-se também os atendimentos da Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Musicoterapia e Dança adaptada.


Marina Junqueira Airoldi é fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou aprimoramento profissional em Fisioterapia Aplicada a Neurologia Infantil, na Faculdade de Ciências Médicas/ Unicamp (bolsa Fundap 2200 horas). Atualmente trabalha como professora do curso de especialização de Fisioterapia Aplicada a Neurologia Infantil, supervisionando estágios em ambulatório e enfermaria. É responsável pelo módulo de Neurologia Infantil. É aluna regular do mestrado da FCM/ UNICAMP participando do grupo de Doenças Cerebrovasculares da  infância e adolescência. Foi treinada e habilitada em Michigan para trazer ao Brasil o método de reabilitação intensiva – Therasuit





Este artigo pertence à "Agenesia do Corpo Caloso" . Não copie nenhum conteúdo (texto ou imagem) sem nossa expressa autorização! Artigo 184 do Código Penal.