• Depois do diagnóstico de ACC
  • Nosso símbolo

Central do Corpo Caloso


A rede brasileira de informações e comunicação para pessoas com anomalias cerebrais que envolvem o corpo caloso, suas famílias e os profissionais que trabalham com elas.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Não tão simples...


Sorrir, firmar o pescoço, virar-se sozinha quando está deitada, sentar-se, mastigar e engolir, engatinhar, firmar as pernas, coordenar os movimentos de marcha, andar, equilibrar-se, andar, chutar a bola, falar, saltar, usar o balanço, escalar, virar cambalhota...

Atos simples e avanços comuns que ocorrem naturalmente no desenvolvimento das crianças em geral, são grandes desafios para crianças com agenesia do corpo caloso.
O corpo caloso é que permite a comunicação entre os dois lados do cérebro, transmitindo a mensagem e coordenando o raciocínio e as ações.
Sem ele fica realmente mais difícil, mas junto com a luta vem uma profunda sensação de gratidão a cada pequena conquista, a cada superação.

Cada um tem o seu próprio ritmo, seu próprio tempo. Mesmo entre crianças com ACC.
Tudo o que precisamos fazer é:
- incentivá-los, mesmo que o resultado não seja aparente e nem imediato;
- sermos pacientes com eles e com nós mesmos (nossas expectativas).



Este artigo pertence à "Agenesia do Corpo Caloso" . Não copie nenhum conteúdo (texto ou imagem) sem nossa expressa autorização! Artigo 184 do Código Penal.