• Depois do diagnóstico de ACC
  • Nosso símbolo

Central do Corpo Caloso


A rede brasileira de informações e comunicação para pessoas com anomalias cerebrais que envolvem o corpo caloso, suas famílias e os profissionais que trabalham com elas.

domingo, 24 de junho de 2012

Curiosidade Histórica sobre o Corpo Caloso


O corpo caloso é um feixe muito espesso de fibras nervosas. 
No início do século 18, o corpo caloso foi considerado o local da alma e, 20 anos mais cedo foi atribuída a função de meramente prevenir que os dois hemisférios cerebrais entrassem em colapso. 
Foi somente na década de 1950 que ao corpo caloso, foi atribuída a função de transferência das informações entre os dois hemisférios. 
No início de 1960, dando continuidade aos estudos, foi realizada uma intervenção cirúrgica destinada a reduzir a transmissão  anormal de descargas elétricas que resultavam em crises epiléticas. Trata-se do corte do corpo caloso (calosotomia) e outras estruturas comissurais de pacientes epiléticos graves, nos quais o tratamento medicamentoso foi ineficaz. 
O corpo caloso é, sem dúvida, a comissura mais importante para conectar os dois hemisférios, não somente em virtude de seu tamanho, mas também devido à riqueza de suas conexões neurais. 





Este artigo pertence à "Agenesia do Corpo Caloso" . Não copie nenhum conteúdo (texto ou imagem) sem nossa expressa autorização! Artigo 184 do Código Penal.